HISTÓRICO DA ESCOLA
Em 21 de maio de 1934
era fundado o “Grupo Escolar Presidente Olegário, dando início ao Ensino
Fundamental séries iniciais público e gratuito sob decreto de Nº 11.542, de 21.
06. 1934, tendo como 1ª Diretora a senhora Gertrudes do Couto Machado. Após
dois anos de sua fundação toma posse a 2ª diretora Maria de Lourdes Pastor no
dia 02.05.36 que deu continuidade as atividades desenvolvidas pela gestora anterior”.
No dia 1º de abril de
1941, a 3ª diretora Emília Carneiro inicia suas atividades. A escola adotando o
sistema tradicional de ensino utiliza a palmatória e até castigos considerados
comuns para a época.
De 20 de maio de 1944
a 31/07/44 a senhora Vicência Parente Lima exerce o cargo em substituição.
Em 1º/08/44 Idalina
Lôpo Montalvão toma posse, exercendo um mandato de 20anos, encerrando em 30 de
abril de 1944.
No período
compreendido entre 02 de março a 21 de outubro de 64 a senhora Ana
Gonçalves Ferreira.
De 22/10/64 a 15 de
agosto de 1983 (19 anos) a senhorita Maria da Purificação Alves de Novais
exerce um mandato de lutas e propostas em prol de qualidade na educação.
Consegue em 09/03/76 com a resolução 1825/76 e retificada no MG de
12/07/76 resolução 1915/76 a implantação da extensão de séries (5ª a 8ª) em
convênio Estado, Prefeitura e Fundação Educacional Manguense que cede salas
para o funcionamento das séries estendidas.
De 16 de agosto de
1983 a 05 de janeiro de 1989 a senhora Helena Souza, fica no cargo por 06 anos
em 1986 é implantado o Ensino Médio habilitação Magistério das séries iniciais,
sob decreto de nº7 25.708 de 13. 02. 86 e portaria 327/ 86 de 25. 02. 86.
No período de 06 de
janeiro de 1989, assume a direção a senhora Maria dos Reis Santos Farias, por
06 anos.
Em 03 de abril de
1992 assume a direção Wellington Mota Ferreira permanecendo no cargo por
02 anos.
De 21 de
dezembro de 1994, até o dia 10 de fevereiro de 2010 a direção foi
exercida pela diretora Edneida Mendes Batista.
Em 1998 é
implantado o curso a Caminho da Cidadania- Ensino médio realizado com duração
de 1 ano e 6 meses em 03 módulos, para alunos com idade avançada.
No ano de 2000 é
implantado o Pós- Médio com duração de um ano, curso para complementação do
Ensino Médio, com habilitação Magistério de 1ª a 4ª séries do ensino
fundamental.No ano de 2004 é implantado a EJA ensino médio com duração de
dois anos em 03 módulos , o 1º de 1 ano , 2º de 6 meses e o 3º de 6
meses , para alunos de 18 anos acima .
No período de 20 de
março de 2010 até os dias atuais assume a direção Nívea Lisbela Oliveira
Ribeiro.
CARACTERIZAÇÃO INSTITUCIONAL
A Escola Estadual
Presidente Olegário Maciel integrante da rede estadual de ensino, está
localizada a Praça Padre Ricardo, 1122, Centro do município de Manga, Estado de
Minas Gerais, com tipologia R. O 45C- 4 oferece à sua clientela o Ensino Fundamental
de 09 anos,Anos Iniciais e Finais , Ensino Médio e EJA –Educação de Jovens e
Adultos , Reinventando o Ensino Médio . Conta atualmente com os seguintes
servidores:
· 10 professores do 1º ao 5º
· 03 professores do Uso da Biblioteca
· 01 professores eventuais
· 03 vice-diretores
· 01Secretária
· 01 diretor
· 07 ATBs
· 27 ASBs
· 01 Servidor em Ajustamento
Funcional
· 72 professores do 6º ano 9º ano e
Ensino Médio
Dependências da Escola
· 16 salas de aula;
· 01 laboratório de informática;
· 01 laboratório de ciências;
· 01 cantina;
· 01 dispensa;
· 01 refeitório;
· 01 sala de especialista;
· 01 biblioteca;
· 02 secretarias;
· 01 Diretoria ;
· 01 Hall de entrada – ( onde funciona a
sala de professores);
· 01 pátio pequeno.
· OBS: as aulas de Educação Física são
ministradas em outro local fora da escola, cedido pela Prefeitura
Municipal.
Conta atualmente com alunos 1383 , sendo
· 263 alunos dos anos iniciais, divididos em 14 turmas.
· 490 alunos dos anos finais do ensino fundamental ( 6º ao 9º ano ), regime seriado divididos em 14 turmas ;
· 555 alunos do ensino médio, divididos em 16 turmas.
· 75 alunos de EJA – ensino médio, formando 04 turmas.
Horários de funcionamento - regime parcial dividido em 03 turnos:
1º
turno : 07 h às 11h20 min
3º
turno: 13 h às 18h 10 min
5º
turno : 19 h às 23h 20 min
Princípios, Missão e Visão da Escola
De início, para repensar a relação com a família, é fundamental situar as transformações que vêm ocorrendo na estrutura e no papel dessa instituição. A família reunida em uma unidade doméstica, constituída de pai, mãe e filhos, em que o homem tem o papel de provedor e um lugar privilegiado com autoridade moral já não é mais regra. Em decorrência das inúmeras transformações do mundo contemporâneo, vêm-se tornando comuns outros modelos que levam a uma nova configuração de família mais aberta e flexível.
Algumas das principais mudanças estão relacionadas à emancipação feminina e à entrada da mulher no mercado de trabalho, o que levou à alteração significativa é o surgimento das famílias monoparentais, em que a mãe é a provedora e a única responsável pelos filhos, contando apenas com a eventual ajuda de seus familiares. Nesse contexto de mudanças, é essencial reconhecer a diversidade da estrutura da família, bem como os determinantes sócios culturais que influenciam as relações familiares.
A família tem estratégias para a educação e a formação
cultural da criança, definidas, em função de suas condições socioculturais, de
sentimentos, de valores e também de necessidades e objetivos que se tornam
prioritárias, em cada momento histórico. Durante as reuniões, encontros
pedagógicos procuramos mostrar que a responsabilidade da família na definição
da trajetória escolar dos filhos, começa pelo dia – a dia , pela natureza das
relações que ocorrem em seu cotidiano. È por isso que buscamos
desenvolver uma educação fundada em princípio e valores éticos no exemplo da
honestidade, de responsabilidade, de um trabalho solidário e da prática da
cidadania. Por meio de atitudes, comportamentos, exemplos cotidianos, a criança
internaliza princípios e valores, aprendendo o caminho a ser seguido em sua
trajetória de vida.
Sabemos
que tudo isso é fundamental, mas distante da realidade de muitas famílias que,
por diferentes motivos, tem dificuldade de aderir a esse desafio. Uma forma que
tem contribuído para superação desse problema é a criação de oportunidades que
facilitem o desenvolvimento e a participação desses pais em atividades que
possam despertar seu interesse e marcar o início de uma aproximação entre eles,
os filhos e a escola. Buscamos conhecer o meio cultural das famílias e
descobrir como os pais podem ajudar, festas, competições esportivas, gincanas,
eventos artísticos e culturais em geral esta escola, apesar de estar localizada
no Centro do Município de Manga, atende os diversos tipos de alunos,
provenientes de todas as camadas da população, sendo sua maioria de classe
média – baixa. Nessa busca de interação com a família, não podemos perder de
vista a pluralidade dos grupos sócio-culturais que freqüentam a escola e
tentamos atender a todos com suas especificidades. Portanto, é fundamental que
sem transferir culpas ou responsabilidades, a família e a escola devem
descobrir o verdadeiro sentido da interação entre elas. É preciso começar a
descobrir formas para envolver a família em decisões substantivas, abrindo
espaço para a crítica, a participação em opções educacionais, de modo que todos
possam contribuir para a transformação das relações entre escola, família e
aluno.
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