HISTÓRICO DA ESCOLA






HISTÓRICO DA ESCOLA

Em 21 de maio de 1934 era fundado o “Grupo Escolar Presidente Olegário, dando início ao Ensino Fundamental séries iniciais público e gratuito sob decreto de Nº 11.542, de 21. 06. 1934, tendo como 1ª Diretora a senhora Gertrudes do Couto Machado. Após dois anos de sua fundação toma posse a 2ª diretora Maria de Lourdes Pastor no dia 02.05.36 que deu continuidade as atividades desenvolvidas pela gestora anterior”.
No dia 1º de abril de 1941, a 3ª diretora Emília Carneiro inicia suas atividades. A escola adotando o sistema tradicional de ensino utiliza a palmatória e até castigos considerados comuns para a época.
De 20 de maio de 1944 a 31/07/44 a senhora Vicência Parente Lima exerce o cargo em substituição.
Em 1º/08/44 Idalina Lôpo Montalvão toma posse, exercendo um mandato de 20anos, encerrando em 30 de abril de 1944.
No período compreendido entre 02 de março  a 21 de outubro de 64 a senhora Ana Gonçalves Ferreira.
De 22/10/64 a 15 de agosto de 1983 (19 anos) a senhorita Maria da Purificação Alves de Novais exerce um mandato de lutas e propostas em prol de qualidade na educação. Consegue  em 09/03/76 com a resolução 1825/76 e retificada no MG de 12/07/76 resolução 1915/76 a implantação da extensão de séries (5ª a 8ª) em convênio Estado, Prefeitura e Fundação Educacional Manguense que cede salas para o funcionamento das séries estendidas.
De 16 de agosto de 1983 a 05 de janeiro de 1989 a senhora Helena Souza, fica no cargo por 06 anos em 1986 é implantado o Ensino Médio habilitação Magistério das séries iniciais, sob decreto de nº7 25.708 de 13. 02. 86 e portaria 327/ 86 de 25. 02. 86.
No período de 06 de janeiro de 1989, assume a direção a senhora Maria dos Reis Santos Farias, por 06 anos.
Em 03 de abril de 1992 assume a direção  Wellington Mota Ferreira permanecendo no cargo por 02 anos.
 De 21 de dezembro de 1994, até o dia 10 de fevereiro de 2010  a direção foi exercida pela diretora Edneida Mendes Batista.
 Em 1998 é implantado o curso a Caminho da Cidadania- Ensino médio realizado com duração de 1 ano e 6 meses em 03 módulos, para alunos com idade avançada.
No ano de 2000 é implantado o Pós- Médio com duração de um ano, curso para complementação do Ensino Médio, com habilitação  Magistério de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental.No ano de 2004 é implantado a EJA  ensino médio com duração de dois anos em 03 módulos , o  1º de 1 ano , 2º de 6 meses e o  3º de 6 meses ,  para alunos de 18 anos acima .

No período de 20 de março de 2010 até os dias atuais assume a direção Nívea Lisbela Oliveira Ribeiro.


CARACTERIZAÇÃO INSTITUCIONAL

   A Escola Estadual Presidente Olegário Maciel integrante da rede estadual de ensino, está localizada a Praça Padre Ricardo, 1122, Centro do município de Manga, Estado de Minas Gerais, com tipologia R. O 45C- 4 oferece à sua clientela o Ensino Fundamental de 09 anos,Anos Iniciais e Finais , Ensino Médio e EJA –Educação de Jovens e Adultos , Reinventando o Ensino Médio . Conta atualmente com os seguintes servidores:

·         10 professores do 1º ao 5º
·         03 professores do Uso da Biblioteca
·         01 professores eventuais
·         03 vice-diretores
·         01Secretária
·         01 diretor
·         07 ATBs
·         27 ASBs
·         01  Servidor em Ajustamento Funcional
·         72 professores do 6º ano 9º ano e Ensino Médio



Dependências da Escola

·         16 salas de aula;
·         01 laboratório de informática;
·         01 laboratório de ciências;
·         01 cantina;
·         01 dispensa;
·         01 refeitório;
·         01 sala de especialista;
·         01 biblioteca;
·         02 secretarias;
·         01 Diretoria ;
·         01 Hall de entrada – ( onde funciona a sala de professores);
·         01 pátio pequeno.
·         OBS: as aulas de Educação Física são ministradas em outro local  fora da escola, cedido pela Prefeitura Municipal.
Conta atualmente com alunos  1383 , sendo
·          263 alunos dos anos  iniciais, divididos em 14 turmas.
·          490  alunos dos anos  finais do ensino fundamental ( 6º ao 9º ano ), regime seriado divididos em 14 turmas ;

·         555 alunos do ensino médio, divididos em 16 turmas.
·         75 alunos de EJA – ensino médio, formando 04 turmas.

Horários de funcionamento - regime parcial dividido em 03 turnos:

1º turno : 07 h às 11h20 min
3º turno:  13 h às 18h 10 min
5º turno : 19 h às  23h 20 min

Princípios, Missão e Visão da Escola

De início, para repensar a relação com a família, é fundamental situar as transformações que vêm ocorrendo na estrutura e no papel dessa instituição. A família reunida em uma unidade doméstica, constituída de pai, mãe e filhos, em que o homem tem o papel de provedor e um lugar privilegiado com autoridade moral já não é mais regra. Em decorrência das inúmeras transformações do mundo contemporâneo, vêm-se tornando comuns outros modelos que levam a  uma nova  configuração de  família mais aberta e flexível.

 Algumas das principais mudanças estão relacionadas à emancipação feminina e à entrada da mulher no mercado de trabalho, o que levou à alteração significativa é o surgimento das famílias monoparentais, em que a mãe é a provedora e a única responsável pelos filhos, contando apenas com a eventual ajuda de seus familiares. Nesse contexto de mudanças, é essencial reconhecer a diversidade da estrutura da família, bem como os determinantes sócios culturais que influenciam as relações familiares.

 A família tem estratégias para a educação e a formação cultural da criança, definidas, em função de suas condições socioculturais, de sentimentos, de valores e também de necessidades e objetivos que se tornam prioritárias, em cada momento histórico. Durante as reuniões, encontros pedagógicos procuramos mostrar que a responsabilidade da família na definição da trajetória escolar dos filhos, começa pelo dia – a dia , pela natureza das relações  que ocorrem em seu cotidiano. È por isso que buscamos desenvolver uma educação fundada em princípio e valores éticos no exemplo da honestidade, de responsabilidade, de um trabalho solidário e da prática da cidadania. Por meio de atitudes, comportamentos, exemplos cotidianos, a criança internaliza princípios e valores, aprendendo o caminho a ser seguido em sua trajetória de vida.
Sabemos que tudo isso é fundamental, mas distante da realidade de muitas famílias que, por diferentes motivos, tem dificuldade de aderir a esse desafio. Uma forma que tem contribuído para superação desse problema é a criação de oportunidades que facilitem o desenvolvimento e a participação desses pais em atividades que possam despertar seu interesse e marcar o início de uma aproximação entre eles, os filhos e a escola. Buscamos conhecer o meio cultural das famílias e descobrir como os pais podem ajudar, festas, competições esportivas, gincanas, eventos artísticos e culturais em geral esta escola, apesar de estar localizada no Centro do Município de Manga, atende os diversos tipos de alunos, provenientes de todas as camadas da população, sendo sua maioria de classe média – baixa. Nessa busca de interação com a família, não podemos perder de vista a pluralidade dos grupos sócio-culturais que freqüentam a escola e tentamos atender a todos com suas especificidades. Portanto, é fundamental que sem transferir culpas ou responsabilidades, a família e a escola devem descobrir o verdadeiro sentido da interação entre elas. É preciso começar a descobrir formas para envolver a família em decisões substantivas, abrindo espaço para a crítica, a participação em opções educacionais, de modo que todos possam contribuir para a transformação das relações entre escola, família e aluno.





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